Desde 2003 venho fazendo uso de um computador de mão para meus registros escolares: desde a freqüência dos alunos até o planejamento anual e diário. A adoção do equipamento sucedeu uma pesquisa e tem amparado outras, cujos detalhes apresentarei nos posts.
O registro sistemático dos acontecimentos de aula, além de subsidiar o replanejamento e a avaliação, vem suscitando uma reflexão contínua acerca das estratégias de ensino que tenho adotado e isso tem oportunizado um aprimoramento do meu trabalho a cada ano letivo.
Hoje, além do computador de mão, faço uso de um notebook – essencial nos dias de coordenação pedagógica – e de uma câmera digital e continuo desenvolvendo minhas pesquisas com foco na Educação Física para a Educação Infantil, tendo por objeto:
1. o aperfeiçoamento de práticas de documentação pedagógica envolvendo o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (um computador de mão, em particular – diário de classe eletrônico –, câmera digital, vídeos etc.);
2. a seleção e o desenvolvimento de instrumentos de avaliação pertinentes ao cotidiano das aulas e
3. o desenvolvimento da autonomia e da cidadania através do exercício da monitoria de pequenos grupos.
O registro sistemático dos acontecimentos de aula, além de subsidiar o replanejamento e a avaliação, vem suscitando uma reflexão contínua acerca das estratégias de ensino que tenho adotado e isso tem oportunizado um aprimoramento do meu trabalho a cada ano letivo.
Hoje, além do computador de mão, faço uso de um notebook – essencial nos dias de coordenação pedagógica – e de uma câmera digital e continuo desenvolvendo minhas pesquisas com foco na Educação Física para a Educação Infantil, tendo por objeto:
1. o aperfeiçoamento de práticas de documentação pedagógica envolvendo o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (um computador de mão, em particular – diário de classe eletrônico –, câmera digital, vídeos etc.);
2. a seleção e o desenvolvimento de instrumentos de avaliação pertinentes ao cotidiano das aulas e
3. o desenvolvimento da autonomia e da cidadania através do exercício da monitoria de pequenos grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário