Avaliação Ponderal

A escola onde trabalho, como a grande maioria das escolas públicas brasileiras, não possui o equipamento ideal para a avaliação ponderal: as crianças são pesadas numa balança doméstica (destas simples de banheiro) e sua estatura é medida com uma fita métrica fixada na parede. Paradoxalmente, os dados são registrados diretamente numa planilha eletrônica (Excel), graças ao PDA.

Certamente um dia a Secretaria Municipal de Educação se sensibilizará com esta causa e providenciará equipamentos fidedignos. Enquanto isso, para as crianças não ficarem absolutamente desassistidas neste aspecto, vou suprindo a deficiência do modo como relato aqui.

Este procedimento é realizado no início e no final do ano letivo. Uma etiqueta contendo os valores apurados é afixada no caderno das crianças, para ciência dos pais. As medidas apuradas no início do ano são trabalhadas no “Projeto identidade”, desenvolvido pelos professores-referência no início do ano letivo.

Os dados apurados na planilha inicial (GR) são transpostos para uma outra (AP), que calcula o Índice de Massa Corporal (IMC). Para isto, inseri a fórmula IMC = peso em kg/quadrado da altura (em metros). Esta planilha é a fonte de dados da mala direta, ferramenta do Word que uso para produzir as etiquetas.

Quando os valores de IMC se aproximam da tabela apresentada no site de uma clinica de tratamento da obesidade, a família é orientada a procurar um médico, para avaliar a condição nutricional da criança. O mesmo procedimento é adotado quando a estatura apurada no final do ano se manteve igual à medida anteriormente (o intervalo entre as medições é de aproximadamente oito meses).

O vídeo a seguir ilustra o procedimento, passo a passo.

10 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante seu método para transformar em uma atividade lúdica uma atividade 'sem graça' para as crianças, embora importante para aferir seu desenvolvimento. E mais interesante ainda por estar inserida no momento em que os demais colegas estão também brincando.

Anônimo disse...

Muito bom o vídeo!
Já estou divulgando!

Anônimo disse...

parabéns pelo blog, esta muito lindo e é por pessoas iguais a você que me fazem ter esperança de um futuro melhor para nossa Educação Física!!!

Anônimo disse...

olá professora Cláudia, obrigado pela tabela de IMC, era o que eu tava precisando. se precisar de algo, pode contar comigo.
obrigado e tenha uma boa semana.

Vanessa Araújo disse...

Adorei seu blog! Parabéns!! Já faz parte de meus favoritos. Me chamo Vanessa e também sou professora de Educação Física e como tantos outros colegas de profissão também encontro muitas dificuldades no que diz respeito a tecnologia na escola. Mas adorei suas idéias!Não sou muito boa em planilhas, portanto gostaria de saber se vc poderia me enviar modelos como apresentou so seu vídeo.
vaedfisica@gmail.com
Um Abraço!

Giancarlo Sepulveda disse...

Olá Prof.
boa tarde!
Primeiramente parabeniza-la pelo excelente trabalho desenvolvido. São profissionais assim que fazem toda a diferença.
Caso seja possivel gostaria de receber a tabela de IMC e mais informações sobre a avaliação ponderal.
obrigado!
giancpbi@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Professora, meu nome é Janaína e atualmente estou trabalhando com a Educação Física Infantil, gostaria que se pudesse me enviasse por e-mail as planilhas e como fazer passo a passo pois preciso muito para a avaliação física das crianças. Muito bom seu blog agora sempre estarei ligadinha, continue assim... Nossa profissão precisa dessas contribuições. Desde já obrigada!
jmspvh@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá professora, sou professora Francyanne Castro trabalho com a Ed. Física infantil.
Primeiramente quero te parabenizar por seu trabalho sei que essa postagem já tem um tempinho, mas infelizmente a avaliação física infantil ainda não é comum em algumas escola, seja por falta de material ou por falta de planejamento. Eu faço também com meus alunos no inicio e termino do ano letivo e gostaria de saber se você pode me enviar por e-mail as planilhas, e tabela e como fazer passo a passo pois preciso muito para a avaliação física das crianças.

Anônimo disse...

Olá professora, sou professora Francyanne Castro e esqueci de colocar o meu e-mail, rsrs...
francyybsc@outlook.com. Des de já agradeço!

Unknown disse...

Boa tarde,
Primeiramente gostaria de parabeniza-lá pelo trabalho. Trabalho com avaliação antropométrica e diagnostica. Adorei a planilha e gostaria muito de recebê-la, seria possível? Segue e-mail: claudianediasmartins@gmail.com
Desde já agradeço a atenção