Habilidades motoras

Este eixo curricular também é trabalhado desde o início do ano, começando com atividades mais simples e evoluindo para mais complexas. A seguir, as competências (4) relativas a esse eixo e as respectivas habilidades (8).

4Desenvolver um repertório motor que lhe permita atuar com independência nas situações do cotidiano: estabelecer relacionamento motor com um ou mais objetos; deslocar-se na direção horizontal ou vertical, de um ponto para outro no espaço e recuperar e manter o equilíbrio.
8 Apanhar objetos utilizando somente as mãos [Pegar].
8 Aprimorar os padrões de movimento fundamentais estabilizadores: inclinar-se; alongar-se; girar; virar; balançar; iniciar; parar; desviar; equilibrar-se.
8 Aprimorar os padrões de movimento fundamentais locomotores: caminhar; correr; saltar; saltitar; pular; galopar; deslizar lateralmente; rastejar.
8 Aprimorar os padrões de movimento fundamentais manipulativos: alcançar, segurar e soltar; lançar; pegar; chutar; encaixar; enfiar; abotoar; amarrar.
8 Caminhar e saltar com o mesmo pé ritmicamente [Galope].
8 Caminhar sobre a corda alternando passos e sem acompanhamento óculo-pedal [Caminhada direcionada].
8 Coordenar efetivamente passo e saltito [Salto misto].
8 Correr apresentando fase aérea definida, numa corrida mais eficiente e refinada.
8 Dar um passo à frente com a perna do mesmo lado do braço de lançamento [Lançar].
8 Definição do pular, com impulsão e ganho de distância e elevação na execução [Pulo].
8 Deslizar ritmicamente para ambos os lados [Deslizamento].
8 Fazer contato bem-sucedido com um objeto, retendo-o agarrado e soltando-o quando solicitado [Alcançar, segurar e soltar].
8 Saltar a uma altura de 30cm do chão [Salto vertical].
8 Saltar a uma distância de 50cm [Salto horizontal].
8 Saltar ao chão de altura de 30cm impulsionado por e aterrissando com ambos os pés [Salto de uma certa altura].
8 Saltitar 10 vezes no mesmo pé [Saltito].
8 Significativo avanço para frente e para trás com oposição definida dos braços [Chutar].

4Desenvolver combinações de movimentos fundamentais
8Combinar movimentos: correr e virar; andar e lançar/agarrar; marchar e empurrar; girar e andar; saltar e segurar etc.
8Explorar diferentes qualidades, dinâmicas e combinações de movimento ao interagir no espaço e com objetos de diferentes formas, tanto individual quanto coletivamente.

4Confiar em suas próprias capacidades.
8Enumerar os limites e as potencialidades do corpo e seus segmentos quando solicitado.

3 comentários:

Gabriela Ribeiro disse...

Olá Cláudia,
sou estudante de pedagogia, e realizando um trabalho sobre o livro "pedagogia de corpo inteiro" de João Batista Freire, me aprofundei mais no assunto e encontrei seu vídeo "salto vertical". Me encantei pela relevância da atividade mas principalmente pela forma em que você expressou cada detalhe dela. Apresentei o vídeo para minhas companheiras de sala, e através dele se tornou mais claro para nós como é possível e "natural" desenvolver-se cognitivamente através da conscientização de nossos movimentos. Obrigada por indiretamente fazer a diferença em nossa formação também!
Gabriela Ribeiro

Aluizio.amoras disse...

olá professor, sou Aluizio amoras, acadêmico da UNB em parceria com a universidade Federal do Amapá, fiz a leitura do seu texto. parabéns professor, tudo de bom e grande abraço.

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.