Atividades rítmicas

Brinquedos, danças e exercícios individuais ou em grupo, de caráter exclusivamente recreativo, que oportunizam a conscientização do ritmo individual e do ritmo relacionado aos estímulos externos. Embora também produzam noções importantes para a construção das consciências espacial, direcional e corporal, a temporal é a mais estimulada. Nesta categoria, tem-se:

4Exercícios Ritmados (ER) – o ritmo é o estímulo principal para a realização de atividades de postura e locomoção e autocontrole, ex.: bandinha, marcha soldado, laranja-da-china.

4Brinquedos Cantados (BC) – o ritmo é o estímulo principal para a realização de atividades semelhantes às de baixa organização, ex.: a canoa virou, cai-cai balão, caixinha-de-fósforos.

Sistematização proposta pelo professor Rui Krebs que considero bastante prática no planejamento das aulas de educação física. O resumo aqui apresentado foi elaborado a partir de anotações de meu curso de especialização (UFJF, 1993) e atualizado a partir das Orientações Metodológicas do Aprende Brasil (ver referência completa na seção Biblioteca, entrada POSITIVO).

12 comentários:

Anônimo disse...

isso nao é verdade pois...

hehe to brincando!esse blog é d+ \º/

Unknown disse...

Incrivel Professora , Estou na 6ª Série d ensino fundamental , e estou estudando exatamente isso com minha professora de Educação fisica .

Axei incrivel seu trabalho .
A Senhora é Exemplar !

Giovana disse...

Nossa meus parabéns, estou no 8º ano do ensino fundamental, estou e studando isso, e seu blog me ajudou muito em um trabalho, falou tudo que eu precisava ,
obrigada
continue assim !

Unknown disse...

OI EU TAMBÉM ESTOU NA 6= SERIE E ESTOU ESTUDANDO ISSO,E É MUITO LEGAL E ESTIMULANTE!!!!!

rosalia disse...

cara eu adorei

Lééu disse...

É mesmo esse blog é muit bom
ele me ajudou muito...

Anônimo disse...

Valeew, issoo mee ajudoou mto! ;D

Anônimo disse...

muito obrigado por me ajudar professora estou no primeiro ano do segundo grau fazendo magistério e o seu artigo me ajudou muito.

lÊ disse...

muito muito muitooo bom me ajudou bastante na eescola. recomendo a todos ^-^

Anônimo disse...

muito muito muitooo bom me ajudou bastante na eescola. recomendo a todos ^-^

Anônimo disse...

nossa adoreei tomara q com isso eu tiro 10
obg bjim

perola disse...

Meu filho Hadonai tb ta fazendo esse trabalho ta informações muito bem