Degodinovidades: Links

Na porção lateral direita, imediatamente abaixo da "Apresentação do trabalho", acrescentei a Seção “Visite também”. Trata-se de links para páginas que acesso com muita freqüência e/ou que têm mais esclarecimentos sobre temas que abordo de passagem nos posts.

Busca de palavras no VOLP (ABL)
Acesso ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. É sempre bom passar por lá para verificar se determinadas palavras realmente existem. Há tantas palavras na língua portuguesa que a gente não precisa ficar inventando outras. Assim, para não disseminar o “neologizês”, dialeto preferencial dos pobres de vocabulário, dê uma espiadinha lá, é rapidinho. A língua pátria agradece.

CDs de Thelma Chan
Acesso à discografia da maestrina. Eu e as crianças nos divertimos com as músicas. O CD dos Pés à Cabeça é o “carro-chefe” de minha abordagem ao conteúdo Esquema Corporal.

E-Livros grátis
Acesso ao projeto Gutenberg, que disponibiliza inúmeros títulos em versão digital gratuitamente. Em português, obras de autores como Eça de Queiroz, Camões e outros. Há, também, música e imagens.

Escola da Ponte
Acesso à “escola que eu sempre sonhei sem saber que existia”. Quem disse isso foi o Rubens Alves, mas eu [humildemente] assino embaixo. De vez em quando, naqueles momentos em que as contrariedades ultrapassam minhas barreiras “imunológicas”, visito o site e dou uma injeção de “linfócitos” na vontade de esmorecer.
É revigorante saber que o que acreditamos consegue se tornar realidade em algum lugar do planeta. Sentimento muito bem expresso por Carlos Drummond de Andrade, no poema O Criador (Boitempo): “o que respiro é a glória do meu mano”.


Guia antifalácias do prof. Litto
Acesso a uma espécie de “teste de alizarol
, que se realiza na recepção das fábricas de laticínios para verificar a acidez do leite. Quando eu começo a acreditar em tudo o que estou ouvindo, dou uma passadinha lá. Na medida em que leio, as falácias vão se “precipitando”, indicando que eu devo estar bem atenta às respectivas “fontes”. Se chegar ao fim da leitura e nada acontecer, é sinal de que ando em boa companhia, motivo de comemoração.

Lista de discussão "Criança" do CEV
Acesso a uma das listas do Centro Esportivo Virtual, um fórum permanente de discussão em Educação Física, Esportes e Lazer. Esta lista reúne profissionais de diversas áreas cujo trabalho tem por foco a criança e o enfrentamento das dificuldades do cotidiano que comprometam o adequado atendimento às suas necessidades. Participe conosco!

Vocabulário de libras
Acesso a um verdadeiro “bê-á-bá” da língua brasileira de sinais. Não basta proclamar a inclusão, é preciso praticá-la. O vocabulário é, literalmente, uma mão para nós cuja formação não se atentou para esta questão. Use e abuse!

Yahoo Busca Educação
Enquanto os veículos de comunicação de massa se ocupam de denunciar o que não funciona, os que a massa tem na mão vão dando conta do recado. De recadinho em recadinho, vamos nos inteirando do que está acontecendo de bom neste (não mais tão vasto) mundo. A iniciativa do Yahoo é um bom exemplo disso na área da educação.

Nenhum comentário: