Consciência temporal

Este eixo curricular também é trabalhado desde o início do ano, começando com atividades mais simples e evoluindo para mais complexas. A seguir, as competências (4) relativas a esse eixo e as respectivas habilidades (8).

4Aprimorar a percepção e a compreensão do tempo.
8Sincronizar movimentos simples, tanto em atividades individuais quanto coletivas.
8Repetir seqüências envolvendo até dez movimentos diferentes.
8Acompanhar com sincronia e cadência, usando diferentes instrumentos de percussão, um dado padrão rítmico.
8Ampliar a expressividade do próprio movimento nas diversas situações de interação.
8Reproduzir e sincronizar os movimentos individuais com o ritmo musical, a seqüência coreográfica e a movimentação dos demais colegas.
8Explorar o uso de movimentos ajustados a um ritmo para expressar e comunicar idéias, sensações e sentimentos pessoais
8Utilizar gestos diversos e o ritmo corporal na interpretação de uma composição musical.

4Construir conceitos motores [consciência do esforço] do componente tempo no movimento do próprio corpo.
8Mover todo o corpo ou segmentos nos ritmos: rápido, lento, médio, estável, súbito.
8Identificar e nomear os diferentes ritmos do movimento do corpo no espaço.

Um comentário:

Daniela disse...

Olá Claudia adorei o seu blog parabéns pela iniciativa, vou começar agora a trabalhar com Ed. Física escolar, sempre trabalhei com ed. física mas em outros ramos, agora neste novo começo toda ajuda é sempre bem vinda, se não for abusar, se vc tiver algumas atividades para me indicar e puder enviar no meu email eu agradeço muito.
danielaeburneo@gmail.com.

mto obrigada e parabéns mais uma vez.