Identidade e autonomia

Este eixo curricular é trabalhado com atividades específicas no início do ano, que se transformam em rotinas nos meses seguintes, às quais acrescento progressivamente desafios mais complexos. A seguir, as competências (4) relativas a esse eixo e as respectivas habilidades (8).

4Ampliar gradativamente as possibilidades de interação social, respeitando a diversidade.
8Experimentar relacionamentos sociais que oportunizem o estabelecimento de vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças.
8Enfrentar situações de conflitos, demonstrando suas necessidades e interesses, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, transigindo no que for possível e exigindo reciprocidade.

4Aprimorar a capacidade de articular interesses e pontos de vista com os demais, valorizando o esforço em compreender e se fazer compreendido
8Experimentar e utilizar seus recursos pessoais para relacionar-se com colegas, professores e demais profissionais da instituição.
8Expressar idéias, sentimentos, necessidades e desejos utilizando o próprio movimento, ajustado a diferentes intenções e situações de comunicação.
8Identificar, compreender e acatar as regras básicas de convívio, respeitando a diversidade presente nos grupos dos quais participa.

4Fortalecer a auto-estima
8Predispor-se a ajudar, colaborar e compartilhar suas vivências, agindo cooperativa e solidariamente.


2 comentários:

Anônimo disse...

ola claudia , parabens por este trabalho, gostaria que vc compartilhasse algumas atividades voltadas para desenvolver a identidade e autonomia de crianças de 4 a 6 anos, nao so destas competencias mas de outras estou muito preocupado me ajude meu imail
marcio_personal8@hotmail.com

Anônimo disse...

Cláudia, gostei muito desse trabalho e gostaria que vc me enviasse algumas atividades para serem trabalhadas com crianças de 01ano e 08 meses a 02 anos e 05 meses.Por favor me ajude. Meu email é: nicybatista@yahoo.com.br
Agradeço se puder me ajudar.