Originariamente, é uma brincadeira cujo foco é na discriminação cinestésica. Consta no repertório do CD Pandalelê, co-produção do Centro Pedagógico da UFMG e Palavra Cantada . “Em duplas, um dos brincantes recita o texto enquanto faz, nas costas do colega, movimentos com os dedos das mãos. No momento em que se pergunta ‘cuantos dedos há encima?’, o brincante que estava fazendo os movimentos pára, deixando uma quantidade de dedos sobre as costas do outro. Este tentará descobrir quantos dedos ‘hay en cima’. Caso erre, recita-se a segunda estrofe do texto ‘se houbiera dicho...’, dando uma nova chance de resposta. A cada vez que errar a quantidade de dedos, o texto deverá ser recitado o mais rápido possível até que o outro acerte a quantidade de dedos colocadas em suas costas. Quando acertar, os brincantes invertem de posição.” Esta descrição e das demais brincadeiras do Pandalelê você encontra no portal de educação o governo do Paraná (em html) e no site da prefeitura de Botucatu-SP (em pdf).
Esta percepção ainda é incipiente na criança pequena. Daí, adaptei a brincadeira para noções matemáticas de correspondência, usando a cantoria para disciplinar a liberação para o banheiro: passam pelo “portão” as crianças correspondentes ao número formado pelas mãos acima do ombro, relativo a cada uma das duas filas.
Quanto ao CD, é fenomenal. São, na verdade, dois. Um de áudio e outro CD Rom, que contém vídeos com adolescentes executando cada brincadeira, bastante precisos no enfoque às informações essenciais. Antes de realizar uma brincadeira, apresento o vídeo correspondente e as crianças apreendem logo a dinâmica, dispensando explicações em demasia.
Esta percepção ainda é incipiente na criança pequena. Daí, adaptei a brincadeira para noções matemáticas de correspondência, usando a cantoria para disciplinar a liberação para o banheiro: passam pelo “portão” as crianças correspondentes ao número formado pelas mãos acima do ombro, relativo a cada uma das duas filas.
Quanto ao CD, é fenomenal. São, na verdade, dois. Um de áudio e outro CD Rom, que contém vídeos com adolescentes executando cada brincadeira, bastante precisos no enfoque às informações essenciais. Antes de realizar uma brincadeira, apresento o vídeo correspondente e as crianças apreendem logo a dinâmica, dispensando explicações em demasia.
Um comentário:
Olá, Cláudia...
Parabéns pelo trabalho..acredito que vc está sendo pioneira no que faz.
Agora..fiquei com algumas "pulgas" atrás da orelha se me permite.
1) Como vc consegue registrar tudo isso em vídeo/fotos e pda e ao mesmo tempo dar aulas?
2) Como as professoras de classe interagem/percebem esse "sistema"?
3)Senti falta de um esclarecimento quanto a abordagem que vc acredita ou não é essa a proposta do blog?
De qualquer forma, obrigado por ter publicado seu trabalho para apreciações.
Luiz
mestre/Unicamp
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