Matemática

Este eixo curricular é trabalhado com brinquedos pedagógicos no início do ano e, depois, se mantém presente nas atividades dos demais eixos. A seguir, as competências (4) relativas a esse eixo e as respectivas habilidades (8).

4Construir significados e conceitos abstratos a partir de experiências concretas envolvendo noções matemáticas.
8Relacionar propriedades geométricas (formas, tipos de contornos, dimensões, faces, lados etc.) de objetos usados nas brincadeiras.
8Utilizar-se de unidades convencionais e não convencionais para explicitar diferenças de grandeza percebidas em objetos da mesma natureza.
8Utilizar-se de unidades convencionais e não convencionais para explicitar diferenças de duração (tempo) percebidas em fenômenos semelhantes.

4Deduzir algumas relações existentes entre objetos abstratos a partir de situações concretas de aula
8Descrever pequenos percursos e trajetos enumerando os pontos de referência utilizados para situar-se e deslocar-se no espaço.
8Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
8Utilizar a contagem oral e estabelecer relações espaciais nas brincadeiras e em situações nas quais sua necessidade seja reconhecida.
8Comunicar quantidades apuradas dentre os materiais ou participantes das brincadeiras, utilizando a linguagem oral.
8Identificar a posição de um objeto ou pessoa numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
8Explicitar, utilizando vocabulário pertinente, a posição de pessoas e objetos nos jogos, brincadeiras e nas situações em que isso for considerado necessário pelas crianças.

Nenhum comentário: