O começo

Em 2003, quando comecei a atuar na Educação Infantil, na Escola Municipal Gente Inocente, senti necessidade de sistematizar a prática da observação para que ela pudesse, efetivamente, subsidiar a avaliação do processo ensino-aprendizagem da Educação Física, tendo em vista a minha disposição de construir uma proposta de trabalho que oportunizasse, simultaneamente, o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e da autonomia.

Num primeiro momento, o trabalho limitou-se a registrar, no caderno de anotações fornecido pela escola, comportamentos que me chamavam a atenção durante as aulas. Em função das condições inadequadas para a escrita – as mãos geralmente ocupadas com as crianças ou com materiais em uso nas aulas –, muitos registros ficavam ilegíveis. Por outro lado, quando efetuados depois de dispensar a turma, o que a memória retinha dizia mais respeito à conduta dos alunos do que ao seu progresso no desenvolvimento de habilidades motoras.

Tais informações deveriam, ainda, ser transpostas para o diário de turma, na parte reservada às Observações Periódicas de cada aluno e, ao final do semestre letivo, serviriam para elaboração do perfil de cada turma. Percebi, nesse momento, que o processo de consulta aos registros e transposição demandava mais tempo do que o disponível para tal – os horários de coordenação (quatro horas semanais).

A superação destas dificuldades foi a motivação para iniciar uma pesquisa-ação com o objetivo de desenvolver:
I. metodologia apropriada para diagnóstico sistemático do progresso individual dos alunos, selecionando instrumentos fidedignos e exeqüíveis;

II. procedimento de coleta, armazenamento e tratamento dos dados (documentação docente) compatível com as condições de trabalho.

Tendo em vista a complexidade do objeto de estudo e a inexistência de uma infra-estrutura de apoio à pesquisa no ambiente escolar, o projeto está sendo desenvolvido em etapas, conforme minha disponibilidade pessoal de recursos e tempo extraclasse. Os resultados que tenho a apresentar, embora parciais, são bastante animadores.

Um comentário:

Glicéria Gil disse...

Não há nada melhor que começar pelo começo ... Gostei e vou voltar!