Dados e informação: trocando em miúdos I

Como já esclareci, não possuo nenhum software específico para documentação docente. Utilizo aqueles que adquiri junto com os equipamentos, o conjunto reunido no Office tanto do Windows CE quanto do XP. Meu desejo, entretanto, é usar o LINUX e já há diversos PDA no mercado com este sistema operacional.

Até que isso se torne realidade para mim, vou investigando formas de sistematizar e facilitar o registro com o equipamento que disponho.

É bom esclarecer que o computador armazena e processa dados, que são registros estruturados, uma representação quantificada de alguma coisa. Os julgamentos que produzimos – seja observando os alunos ou interpretando testes ou exames – são informações e precisam ser representados em forma de dados para armazenamento e processamento através de um computador. O desafio é, então, justamente isso: como representar as informações que obtemos no cotidiano da educação física de modo a recuperá-las ou compartilhá-las a qualquer momento sem perda de qualidade?

Se você está interessado nesse tema, sugiro ler o artigo Dado, informação, conhecimento e competência, de Valdemar W. Setzer.

Muito embora o foco deste blog seja nos benefícios do uso de um computador de mão na documentação das aulas de educação física, tudo o que apresento aqui em termos de metodologia e registro pode perfeitamente ser executado usando lápis e papel. O trabalho adicional será lançar o que foi anotado num computador e imprimir formulários e planilhas a serem preenchidos.

Continuo esse assunto em breve.

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