Momento de Formação II - Educação e Desenvolvimento Infantil

Edgar Morin (2006, p. 30) afirma que, por ancorarmo-nos no porto seguro de nossas teorias e idéias - que "não têm estrutura para acolher o novo" -, somos surpreendidos pelo inesperado, pois o "novo brota sem parar" e que, embora não seja possível prever sua forma, a chegada é certa. "E quando o inesperado se manifesta, é preciso ser capaz de rever nossas teorias e idéias, em vez de deixar o fato novo entrar à força na teoria incapaz de recebê-lo".

Antes de aderir a essa ou àquela proposta, ou de simplesmente reproduzir em sua escola o que viu aqui ou em outro blog, exercite a reflexão e adquira seu próprio entendimento das coisas. Cada realidade é singular e, portanto, as dificuldades nela instaladas exigirão ações de superação igualmente singulares.


Os textos disponíveis no site do Programa Salto para o Futuro, da TV Escola, nos proporcionam uma excelente reflexão. Exibida em 2001, a série de cinco episódios abordou a Educação e o Desenvolvimento Infantil,
focalizando "o desenvolvimento cultural da criança nos primeiros seis anos de vida em sua relação com a Educação Infantil compreendida num sentido amplo, ou seja, tanto a educação no contexto escolar como a educação no âmbito da vida cotidiana/comunitária".

O primeiro episódio abordou o processo de desenvolvimento da criança, na perspectiva histórica, social, biológica e cultural; a visibilidade e o lugar da infância na sociedade e a importância das interações da criança em diferentes contextos. Clique no link a seguir para ter acesso ao texto do professor Jairo Werner (UFF): Desenvolvimento Cultural da criança: a transformação do biológico pelo social.

A importância das oportunidades educativas na vida cotidiana e a mediação da família, da escola e da comunidade na co-construção do desenvolvimento e da aprendizagem da criança foram discutidos no segundo episódio. Texto da professora Marcia Mendes Mamede: A criança na família e a família da criança.

A Escola enquanto espaço para a construção de novos conhecimentos sobre o mundo e a importância da proposta pedagógica, bem como da permanente articulação dos conteúdos escolares com as vivências da criança em sua realidade foram temas do terceiro episódio. Texto da professora Angela Meyer Borba: Educação Infantil e construção do conhecimento na contemporaneidade: alguns eixos orientadores das práticas pedagógicas.

O quarto episódio abordou o brincar e a brincadeira como expressões de uma cultura e sua importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e os processos interativos, a imaginação, a brincadeira visando à constituição do sujeito solidário, autônomo e criativo. Texto da professora Elizabeth Tunes: O adulto na brincadeira da criança.

No último episódio, discutiu-se o papel do professor na mediação dos conhecimentos, na construção do projeto pedagógico e na seleção e no tratamento dos conteúdos curriculares, buscando enfatizar a importância da formação continuada, da autonomia e da crítica no exercício da profissão, bem como a necessidade de uma permanente interação da escola com a comunidade.

Nesta semana (14 a 18/4) o programa trata do corpo na escola. Prestigie!

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