Este eixo curricular também é trabalhado desde o início do ano, começando com atividades mais simples e evoluindo para mais complexas. A seguir, as competências (4) relativas a esse eixo e as respectivas habilidades (8).
4Identificar o espaço ocupado pelo próprio corpo (auto-espaço).
8Passar por cima de obstáculos situados à altura dos joelhos.
8Passar por baixo de obstáculos situados à altura dos ombros.
8Esgueirar-se através de abertura estreita (menor que distância ombro-ombro)
4Projetar cada vez mais efetivamente o próprio corpo no espaço externo (espaço-geral).
8Posicionar-se de acordo com a formação solicitada para a realização de cada atividade coletiva: filas e colunas, fileiras, rodas, semicírculos etc.
8Explorar e utilizar materiais e objetos em diferentes espaços.
8Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento no espaço e aplicado a objetos.
8Passar por cima de obstáculos situados à altura dos joelhos.
8Passar por baixo de obstáculos situados à altura dos ombros.
8Esgueirar-se através de abertura estreita (menor que distância ombro-ombro)
4Projetar cada vez mais efetivamente o próprio corpo no espaço externo (espaço-geral).
8Posicionar-se de acordo com a formação solicitada para a realização de cada atividade coletiva: filas e colunas, fileiras, rodas, semicírculos etc.
8Explorar e utilizar materiais e objetos em diferentes espaços.
8Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento no espaço e aplicado a objetos.
4Capacitar-se cada vez mais a localizar no espaço a partir de referências objetivas.
8Interagir no espaço e com objetos, tanto em atividades individuais quanto coletivas, utilizando combinações de movimento
4Construir conceitos motores [consciência do espaço] dos diferentes níveis e alcances do movimento do próprio corpo.
8Mover todo o corpo ou segmentos nos diferentes níveis do espaço: alto, médio ou baixo.
8Mover-se tomando por referência o alcance das formas do corpo: largo, estreito, curvo, reto etc.
8Mover-se tomando por referência o alcance das extensões do corpo: perto/longe, pequeno/grande, com ou sem ferramentas etc.
8Identificar e nomear os diferentes níveis e alcances do movimento do corpo no espaço.
8Mover todo o corpo ou segmentos nos diferentes níveis do espaço: alto, médio ou baixo.
8Mover-se tomando por referência o alcance das formas do corpo: largo, estreito, curvo, reto etc.
8Mover-se tomando por referência o alcance das extensões do corpo: perto/longe, pequeno/grande, com ou sem ferramentas etc.
8Identificar e nomear os diferentes níveis e alcances do movimento do corpo no espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário