Degodim

Arraiá da Educação

Ler em Fé na Tábua.
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
Degodim

Promova sua página também

Centro Esportivo Virtual

Carregando...

Pesquise aqui

Leia-me

  • Preâmbulo
  • Mas o que é Degodim?
  • Apresentação do Trabalho
  • O Começo
  • Um PDA na Escola
  • Linha de Trabalho
  • Na Palma da Mão: I Cidefel
  • 1º Encontro da Alesde
  • II Conbide
  • 13º Congresso da IASI
  • Artigos na Internet
  • Prêmio Porta-Curtas
  • Avaliação Ponderal
  • Brincadeiras
  • Hamsters
  • Espaços Pedagógicos
  • Aptidão Fisico-motora
  • Consciência Corporal
  • Consciência Direcional
  • Consciência Espacial
  • Consciência Temporal
  • Habilidades Motoras
  • Hábitos e Rotinas
  • Identidade e Autonomia
  • Linguagem
  • Matemática
  • Música
  • Natureza e Sociedade

Marcadores

  • informes (45)
  • metodologia (34)
  • fundamentação (23)
  • recursos pedagógicos (19)
  • documentação (13)
  • eixo_curricular (12)
  • registro (12)
  • formação (6)
  • reflexão (5)
  • artigos (4)
  • atividades (3)
  • biblioteca (3)
  • paineiras (1)
  • paisagem (1)

Arquivo do blog

Baixe aqui...

  • Instruções para Download
  • Referencial curricular nacional para a educação infantil. V. 1.
  • Referencial curricular nacional para a educação infantil. V. 2
  • Referencial curricular nacional para a educação infantil. V. 3
  • Jogo, esporte e escola
  • Rondas Infantis Brasileiras
  • Política Nacional de Educação Infantil
  • Parâmetros em Ação [Alfabetização]
  • Parâmetros em Ação [Educação Infantil]
  • Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil I
  • Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil II
  • Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2004
  • Prêmio Professores do Brasil 2005 v.1.
  • Prêmio Professores do Brasil 2005 v.2.
  • Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil V1
  • Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil V2
  • Integração das Instituições de Educação Infantil aos Sistemas de Ensino - Um estudo de caso.

Cinemateca

Cinemateca

Visite também

  • Lista de links com comentários
  • Busca de palavras no VOLP (ABL)
  • CDs de Thelma Chan
  • E-Livros grátis
  • Escola da Ponte
  • Guia anti-falácias do prof. Litto
  • Comunidade "Criança" do CEV
  • Alfabeto de libras
  • Yahoo Busca Educacao

Total de visualizações de página

Licença Creative Commons
Degodim de Cláudia Bergo é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
Based on a work at degodim.blogspot.com.

Oi, eu sou Cláudia.

Graduei-me em Educação Física em 1992, especializei-me em Educação Física Escolar e posteriormente, em Mídias na Educação.
Trabalhei por 9 anos na Educação Infantil, buscando desenvolver formas de registro mais efetivas para nortear o trabalho docente.
Este blog foi idealizado para compartilhar estas e outras experiências.

.....

.....

Papo ligeiro

Eu estou...

    follow me on Twitter

    Boa Companhia

    Google
    Pesquisa personalizada
    Postagens
    Atom
    Postagens
    Comentários
    Atom
    Comentários

    VEJA TAMBÉM

    • Atividades rítmicas
    • Identidade e autonomia
    • Degodinovidades: Downloads
    • Habilidades motoras
    • Natureza e sociedade

    NA ESTANTE

    • ALMEIDA, P. N. Educação Lúdica. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1987.
    • ALVAREZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.
    • ALVES, R. A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.
    • ALVES, R. Conversas Com Quem Gosta de Ensinar. 26ª ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
    • ALVES, R. Estórias de Quem Gosta de Ensinar. 15ª ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
    • ALVES, R. Filosofia da ciência. Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981.
    • BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
    • BEZIERS, M. M.; PIRET, S. A coordenação motora. Aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus, 1992.
    • BOSSENMEYER, M. Guia para o desenvolvimento da percepção motora. São Paulo: Manole, 1989.
    • BRACHT V. Educação Física e Aprendizagem Social. Porto Alegre: Magister, 1992.
    • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.
    • BRAZELTON, T. B.; SPARROW, J. D. Três a seis anos: momentos decisivos do desenvolvimento infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
    • BUHLER, C.; HETZER, H. O desenvolvimento da criança do primeiro ao sexto ano de vida. São Paulo: EPU, 1979.
    • CAPON, J. J. Desenvolvimento da percepção Motora: atividades com pneus e pára-quedas. São Paulo: Manole, 1991.
    • CAPON, J. J. Desenvolvimento da percepção Motora: atividades com saquinho de feijão e bastão de ritmo. São Paulo: Manole, 1991.
    • CAPON, J. Planos de aula para atividades perceptivo-motoras. 7. ed. São Paulo: Manole, 1989.
    • CARRAHER T. N. Aprender Pensando. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
    • CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1991.
    • COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
    • CUNHA, N. H. S. Brinquedo: linguagem e alfabetização. Petrópolis: Vozes, 2004.
    • CUNHA, N. H. S. Brinquedos: desafios e descobertas. Petrópolis: Vozes, 2005.
    • CUNHA, N. H. S. Criar para brincar: a sucata como recurso pedagógico. São Paulo: Aquariana, 2005.
    • DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
    • DIETRICH, K. et alli. Os Grandes Jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.
    • FONSECA, V. Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
    • FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.
    • FREIRE, P. e FAUNDEZ, A. Por Uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
    • FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
    • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
    • FREITAS, F. M. de C. A Miséria da Educação Física. Campinas: Papirus, 1991.
    • GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
    • GAYARSA, J. Â. O que é Corpo. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
    • GHIRALDELLI Jr, P. Educação Física Progressista. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1989.
    • GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPe/UFSM. Visão Didática da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1991.
    • HARPER, B. et alii. Cuidado, Escola! Desigualdade, domesticação e algumas saídas. 16ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
    • HERNÁNDEZ, F. e VENTURA, M. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
    • HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
    • HILDEBRANDT, R. e LAGING, R. Concepções Abertas no Ensino de Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.
    • HOFFMANN, J. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1993.
    • HOFFMANN, J. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 12ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.
    • KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a Educação Infantil. São Paulo: Ática, 1989.
    • LISTELLO, A. Educação pelas Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer. São Paulo: EPU/EDUSP, 1979.
    • LUCKESI, C. C. Sobre a diferença entre examinar e avaliar. ABCEducatio - Criarp, São Paulo, v.3, n. 15.
    • MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo e mente. 8ª ed. Campinas: Papirus, 1989.
    • MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2006.
    • OLIVEIRA, B. A. e DUARTE, N. Socialização do Saber Escolar. 5ª ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.
    • OLIVEIRA, J. G. Mariz de. Educação Física e o Ensino de 1º Grau: uma abordagem crítica. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
    • OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.
    • ORLICK, T. Vencendo a Competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1988.
    • PERNIGOTTI, J. M. et al. O portifólio pode muito mais do que uma prova. Pátio Revista Pedagógica. Porto alegre, v. 3, n. 12, fev./abr. 2000, p. 54-56.
    • PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
    • PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.
    • PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
    • POSITIVO (Aprende Brasil). Orientações Metodológicas: Educação física: Educação Infantil. Claudia Gaertner Boz... [et al.]. Curitiba: Posigraf, 2006.
    • RODRIGUES, N. Por uma Nova Escola. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1985.
    • ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.
    • ROSSETTI-FERREIRA, M. C. et alli. Os fazeres na educação infantil. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
    • SANTIN, S. Educação Física: outros caminhos. 2ª ed. Porto Alegre: EST/ESEF, 1993.
    • SANTIN, S. Educação Física: uma abordagem filosófica da corporeidade. Ijuí: Unijuí, 1987.
    • SAVIANI, D. A Nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.
    • SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.
    • SOARES, C. L. et alli. A Educação Física Escolar na Perspectiva do Século XXI. São Paulo: Papirus, 1992.
    • TANI, Go et alli. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/Edusp, 1988.
    • THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 16 ed.São Paulo: Cortez, 2008.
    • VASCONCELLOS, C. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Cadernos Pedagógicos, Libertad, 3.
    • ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
    Google
    Pesquisa personalizada

    Internet Blog Serial Number

    IBSN: Internet Blog Serial Number 31-38-25-3066
    Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.