Folclore

Vale a pena assistir ao curta-metragem Caçadores de Saci, da baiana Sofia Federico, apresentado na seção "curta um Curta", imediatamente abaixo da nossa "biblioteca". Trata-se de uma versão moderna e poética deste ser da mitologia brasileira, transcendendo as etnias.


Exibimos o curta na última semana do projeto Folclore, desenvolvido no mês de agosto passado e as crianças adoraram, pedindo bis. Nas primeiras semanas daquele mês, nas aulas de biblioteca, realizaram leituras a respeito das lendas do folclore nacional. Nas aulas de artes, fizeram trabalhos alusivos ao tema e em educação física assistiram ao vídeo Pandalelê (ver post
degodim), que contém diversas brincadeiras populares, e brincaram de algumas que escolheram. Na terceira semana, participaram de uma rua de lazer nos horários reservados a artes e educação física, com brincadeiras populares em cada um dos setores, representados por seres de lendas do nosso folclore: Uiara, Saci, Boitatá e Boto.


Vale lembrar que o dia 31 de outubro foi declarado dia do Saci, para conter a invasão ianquenígena das bruxas em nossa cultura tupiniquim, no estado e no município de São Paulo, dentre outros. Visite e conheça a proposta da
SOSACI.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Muito boa a idéia de manter a bibliografia na coluna direita do site. Nunca vi esse recurso sendo utilizado e acho que faz muita falta.

Cláudia disse...

Uma pena é o espaço pequeno! Cabe pouco. Aí tive que restringir aos livros que possuo. :o(