Momento de Formação I

Apresentarei, nesta seção, artigos disponibilizados na Internet que abordam questões subjacentes ao conteúdo deste blog e cuja compreensão é de fundamental importância para realizarmos um bom trabalho na educação infantil.
Para começar, a temática não poderia ser outra: brincadeira.

"Se desejamos formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras." No artigo A Brincadeira e a Cultura Infantil, Tizuko Morchida Kishimoto esclarece e fundamenta tal afirmação. Em O brincar na educação infantil brasileira, a professora reflete sobre brincadeira e escolarização.

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, no artigo L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre desenvolvimento e jogo infantil, reflete sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil à luz da teoria deste psicólogo sobre desenvolvimento cognitivo.

A teoria de Vygotsky também é utilizada por Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima em seu artigo A utilização do jogo na pré-escola para demonstrar que o brincar na escola, diferentemente dos outros ambientes, deve integrar a atividade educativa, tendo sua importância e limites explorados pelo educador na programação pedagógica.

O jogo de faz-de-conta e o seu papel no desenvolvimento e educação das crianças é objeto das considerações de Gisela Wajskop Françano, que baseia-se fundamentalmente nas concepções elaboradas pela psicologia e pedagogia soviéticas, no artigo O Papel do Jogo na Educação das Crianças.

Em defesa da educação musical, Leda Maria Giuffrida Silva, em A expressão musical para crianças de pré-escola, fundamenta-se a partir de uma perspectiva construtivista e sugere formas de trabalhar o repertório e os diferentes estilos musicais.

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