Primeira semana: adaptação...

A primeira semana de aula é um momento de extrema importância na educação infantil. Em nossa escola, recebemos crianças que ainda não completaram cinco anos. Algumas delas já freqüentaram alguma escolinha, mas outras estão pela primeira vez se afastando dos cuidados da família. Assim, preparamo-nos para receber as crianças considerando esse delicado período de adaptação (a esse respeito, vale a pena ler Os Desafios da Adaptação, de Paulo M. Périssé e o trabalho realizado na Escola de Educação Internacional da Bahia).

Selecionamos, para a primeira aula de educação física, uma atividade simples porém bastante apreciada pelas crianças. Em uma sacola de pano, colocamos uma diversidade de bonés, toucas, arcos, perucas e outros acessórios de cabeça encontrados no acervo da escola. Sentados em rodinha, uma das crianças foi orientada a falar seu nome para os colegas e, depois, retirar de dentro da sacola um objeto e vesti-lo. Assim, no sentido horário, a sacola foi passando de criança em criança, em meio a muitas gargalhadas.

A atividade foi realizada em todas as turmas e, conforme as reações das crianças, fizemos as adaptações necessárias: algumas não quiseram vestir o acessório e essa decisão foi respeitada; outras quiseram experimentar mais de um e, para tal, uma dinâmica para essa troca foi criada; houve quem desejasse mantê-lo até o fim da aula e assim foi feito e, nas salas em que havia espelho, as crianças quiseram e puderam olhar-se nele.


Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Cláudia

Bom encontrar mais um blog de uma professora de educação física. Abraço e nos lemos por aí :)

Suzana