Oficinas com o primeiro período

O vídeo apresenta as mesmas atividades da Oficina II, agora realizadas pelos alunos do primeiro período e registradas com movimento.



3 comentários:

Anônimo disse...

Sou profª de EF e dou aulas no fundamental.
Acho seu blog ótimo (já deixei comentário na comunidade do orkut) e sempre entro.
Também estou querendo muito montar um blog.
Vi q. vc tem vários vídeos e fotos de crianças no seu blog. Gostaria de saber se vc conseguiu fácil a autorização dos pais de seus alunos para divulgar imagens deles na internet e se vc não tem medo do uso inapropriado das imagens das crianças (infelizmente há gente ruim neste mundo, q. pega fotos e adultera).
Já vi pessoas q. colocam uma tarja preta nos olhos das crianças. Vc sabe me informar até q. ponto isto preserva a identidade delas?
Como já disse, estou querendo criar um blog meu, e as fotos e vídeos ajudariam muito a ilustrar o trabalho q. realizo, mas esta questão me preocupa muito.
Se vc puder me ajudar, agradeço.

Cláudia disse...

Essa sua preocupação, Priscila, é bastante relevante e devemos fazer tudo com a anuência das famílias.
O apoio dos colegas e da direção da escola é fundamental.
Antes de montar o blog, apresentei um relato do trabalho à Secretaria Municipal de Educação. Depois, até obter a autorização dos familiares (ver post http://degodim.blogspot.com/2008/02/portflio-virtual.html) usei fotos editadas (com distorção da imagem do rosto) ou as de longe, impedindo a identificação das crianças.
Neste ano letivo, o formulário de matrícula apresentou uma cláusula autorizativa.
Os cuidados que tomo ao fotografar são: foco principalmente a atividade e instruo as crianças a não olharem para a câmera. Ao usar as fotos, converto-as para uma resolução mediana e escolho as que menos expõem semblantes de crianças. No texto do blog, não apresento nomes, nem as séries, nem as professoras-referência, que é uma forma de preservar a identidade das crianças.
No final de cada semestre monto um filme com todas as fotos que tirei de cada turma e exibo para eles (ver post http://degodim.blogspot.com/2007/10/registro-de-imagens-documentao.html).
Essa é a parte mais gratificante do trabalho, eles se assistindo na "tv".

Anônimo disse...

Nào acho que se possa usar indevidamente estas imagens. O contexto é bem caracterizado.
E elas sào fundamentais para enterndermos a proposta de trabalho de Cláudia.