Terceira semana II - Oficinas

Após a atividade do olfato postada anteriormente, inicio a oficina, convidando um grupo de cada vez a sentar-se nas mesas correspondentes, indicadas por pirâmides de papelão nas cores dos grupos. Em seguida, apresento os brinquedos “emprestados” pelos personagens Mônica, Cascão, Magali e Cebolinha, usando um dedoche e comunico o recadinho de cada um deles: ser cuidadoso com os brinquedos (Mônica), manter a oficina organizada (Cascão), não colocar brinquedos na boca (Magali) e conversar com os coleguinhas ao invés de “bligar” (Cebolinha).

Entrego os brinquedos a cada monitor, que providenciará sua distribuição entre os colegas de grupo. Findo o prazo estabelecido para cada etapa da oficina, inicio o nosso “Rap da Organização”: eu bato palmas/ para avisar/ que a hora é/ de organizar/ os brinquedos na mesinha/ encostar a cadeirinha/ e fazer a fila/ atrás do monitor/ perto da mesinha. Com um sino (que é substituído por outros instrumentos musicais a cada semana) na mão, esclareço: quando eu tocar este sino, o grupo amarelo vai para o “cantinho da Mônica”, o verde para o do “Cebolinha”, o vermelho para o da “Magali” e azul para o do “Cascão”. O “cantinho” seguinte estará sempre à esquerda, pois adoto o sentido horário, evitando confundir as crianças.

Nas rodadas seguintes, após o “rap”, pergunto para onde cada grupo vai e aguardo até que seus componentes apontem para o “cantinho” estabelecido. Antes de tocar o sino, algumas recomendações são feitas através de perguntas – Pode correr? Pode passar na frente do monitor? Pode empurrar o coleguinha? – que são respondidas com um unânime “não”, intercaladas com outras como: “pode sorrir” e “pode cantar”, que convidam a um “sim” e rompem com o automatismo, fazendo a criança pensar no que está respondendo.

Finda a oficina, cada grupo guarda os brinquedos de sua última etapa nas caixas e o monitor os coloca no local previamente combinado. Com as placas coloridas, convoco um grupo por vez para a devolução das presilhas e crachás. Aproveitamos para cantar mais um pouco a música do Nariz.


2 comentários:

Professor Carlão disse...

Ola cludia adorei seu blog e se possivel estarei entrando em contato com sobre variaos assuntos sou prof de educação fisica e mestre em educação tb sou prof da rede estadual de são paulo e dou aulas na universidade aqui de presidente prudente estarei em breve fazendo meu projeto de doutorado e gostaria de sua contribuição ok

carlos@unoeste.br

Cláudia disse...

Que boa notícia, Carlos.
A proposta do Degodim é exatamente esta: troca de idéias para enriquecimento mútuo.
As experiências são relatadas nos "post" para que os colegas reflitam e as discutam através desta ferramenta comentário que transforma o espaço em um tipo de "fórum".
Mas ainda estão "tímidas" as participações. Seus questionamentos vão ajudar a "movimentar" esse espaço.
Pode ir "arregaçando as mangas", então. ;o)