Terceira semana I - rotinas e olfato

Na terceira semana, iniciamos as rotinas próprias da educação física. Na rodinha, converso sobre as etapas da aula, apresentando as fichas. Depois, mostro as presilhas e chamo, um a um, os integrantes de cada grupo (previamente definidos no PDA). O último a ser chamado em cada grupo recebe o crachá de monitor. Explico o papel do monitor em cada grupinho “do coração” (formato da presilha usada) e inicio a organização das filas para uso do banheiro e bebedouro (rotina que se mantém nos primeiros meses, até que as crianças adquiram o controle urinário).

Essa atividade é demorada, mas fundamental para as etapas seguintes. Uso uma pequena placa que indica a cor do grupinho que vai formar a fila, e convido o monitor para posicionar-se no início dela. Peço que os colegas com o “coração” da mesma cor que a placa apresentada posicionem-se atrás do respectivo monitor. Até que os quatro grupos estejam enfileirados.

De volta à sala, novamente em rodinha, com os bonecos e bonecas que exalam cheiros, iniciamos a atividade do olfato mostrada no vídeo abaixo, encerrando-a com a música de Thelma Chan: “Com um cheiro bom, um cheiro bom, o meu nariz fica feliz [e aponto a cara feliz, desenhada no quadro], com cheiro mau, cheiro ruim [e aponto a cara triste], não vou querer perto de mim. Gosto dos seguintes cheiros: de lavanda, frutas na quitanda, pizza, pêssego, incenso do bom, chiclete, chocolate, chá mate e batom”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog...sou professor de ed.física tbm...trabalho com projetos na ed.infantil...vc por acaso tem algum modelo de projeto com o tema corpo humano realizado com turmas de maternal ou de outra série do infantil? Ficaria grato se vc puder me ajudar...

Cláudia disse...

A abordagem que adoto é a Consciência Corporal, que no final das contas não deixa de ser um projeto sobre o corpo humano, mas não tem esse nome.
Uso a descoberta do próprio corpo como "fio condutor" do trabalho. E é o que estou mostrando no blog, inclusive usando vídeos.
Vou apresentar o Plano de Curso em um novo post e espero que ele possa ajudá-lo em seu trabalho.
Mas não deixe de estudar o Referencial Curricular Nacional, que disponibilizo para download aqui no blog. Foi nele que busquei os subsídios para o plano de curso.