Constituem-se de exercícios de autodescoberta, através da exploração das múltiplas possibilidades de posicionar, equilibrar e locomover o próprio corpo. Oportunizam o desenvolvimento da consciência corporal, o aprimoramento das habilidades motoras e da aptidão físico-motora. Nesta categoria, tem-se:
4Exercícios de Reprodução de Movimentos (ERM) – visam a assimilação e a acomodação de novos planos motores, ex.: andar em diversas formas, pula sela, exercícios com bolas, cordas etc
4Exercícios de Criação de Movimentos (ECM) – visam a criação de novos planos motores, a partir dos que já tenha se adaptado, ex.: circuito com materiais variados, preencher espaços, formar letras com o corpo etc.
Sistematização proposta pelo professor Rui Krebs que considero bastante prática no planejamento das aulas de educação física. O resumo aqui apresentado foi elaborado a partir de anotações de meu curso de especialização (UFJF, 1993) e atualizado a partir das Orientações Metodológicas do Aprende Brasil (ver referência completa na seção Biblioteca, entrada POSITIVO).
Um comentário:
nossa !isso não tem nada à ver ...
eu concordo com o anônimo que postou o primeiro comentário...
Postar um comentário