Segunda Semana: Familiarização com as Rotinas

Nas primeiras semanas de aula, as crianças ainda estão se familiarizando com as rotinas e os espaços escolares: acolhimento, organização de materiais na sala, uso de bebedouros, lavatórios e banheiros, preparação para o lanche, recreio etc.

Nas aulas de educação física, lanço mão de vários brinquedos cantados para tornar estas atividades divertidas e, ao mesmo tempo, engajadas na proposta pedagógica. Degodim, como já descrevi no post de mesmo nome, é uma delas. Nesta semana, usei o Tic Tac Carambola, que também consta no CD Pandalelê, para formar as filas para deslocamento. É uma brincadeira muito apreciada e facilmente assimilada pelas crianças. Além do ritmo, determinante para a consciência temporal, são trabalhadas noções de direção, situação e orientação – antes–depois, frente–trás, começo–fim, dentro–fora -, importantes para o desenvolvimento das consciências espacial e direcional.

A cada compasso da música, um participante na roda é indicado no sentido horário. No oitavo e último compasso, a palavra "fora" determina a eliminação do indicado. O eliminado, então, é conduzido ao local de formação da fila e a brincadeira recomeça com os demais. O próximo eliminado deverá posicionar-se atrás do primeiro e assim por diante. À medida que levantam, pergunto a todos o nome do coleguinha atrás do qual o colega eliminado irá se posicionar. Quando a brincadeira termina, a fila está formada e saímos da sala cantarolando a música.

No pátio, a brincadeira foi o Pato Pato Oca, descrita no site Educacional: "Os alunos estarão em circulo, um dos alunos estará andando por fora do circulo, e tocando a cabeça dos alunos que estão no circulo irá lhes dizer: PATO, PATO, PATO, e em um certo momento irá dizer OCA,e sairá correndo em um sentido, este aluno que foi escolhido, sairá correndo no outro sentido, ganhará quem chegar primeiro ao lugar desocupado. Quem ficar de fora, continuará caminhando em volta do circulo, reiniciando a atividade" (há outras legais por lá).

A atividade envolve outras noções - Grandeza (longe–perto) e Velocidade (rápido–lento) - pertinentes à orientação espacial, além de trabalhar o movimento fundamental correr, a atenção, a linguagem oral etc. Por fim, a brincadeira põe em evidência a parte do corpo que estamos estudando desde a semana anterior: a cabeça (consciência corporal).

Em sala, trocamos impressões sobre a cabeça e finalizamos com a música de Thelma Chan: "Cabeça, pensa depressa, eu corro à beça pra te acompanhar. Crio histórias, sonho acordada, cabeça, cabeça encantada".
Abaixo, um clipe que produzi com a música e as imagens das crianças na primeira semana de aula.


13 comentários:

Anônimo disse...

Sou estudante de Educação Física, e atuo como professor em uma escola infatil (1º ano ao 5º ano) e tenhu muitas dificuldades em "domá-los"!
O meu problema é o seguinte:
A escola onde trabalho, é desprovida de espaço amplo. (utilizo uma área de 6 x 8 m)
as crianças são agitadas e algumas são mal-educadas pela família.
tenhu uma dificuldade muito grande de realizar as atividades na sequencia pedagógica certa devido ao grau de "levadice" das crianças.
gostaria de receber sugestões de sua pessoa para eu ter uma orientação!
qual o tipo de punição que devo dar se é que devo!
Agrdeço.

Anônimo disse...

Você faz a diferença!
E tem uma virtude, ao contrario de outros professores de ED, você se destaca na condição de educadora e formadora de crianças criticas e participativas, sem impor , e de forma ludica e usando o construtivismo, e a pedagogia como base em suas aulas.
Diferente daqueles professores "rola bola", desculpe a expresão mas e este meu ponto de vista.
Parabéns e seja muito feliz.

Anônimo disse...

Parabéns Claudia
Seu Blog é Showwwwwww!!!!!Adorei!!!

Anônimo disse...

Gostei muito.
Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Acabei de entrei na comunidade e logo m interessei por este tópico. Estou visitando seu blog e fiquei extasiada. parabéns pelo trabalho!

Anônimo disse...

Parabéns, pelo bonito trabalho !!!
Abraços

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO!
PODEMOS PERCEBER O QUANTO VOCÊ AMA O QUE FAZ!
MINHA ESPOSA ADOROU E ESTARÁ VISITANDO SEMPRE!

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE CLAÚDIA.
O BOM É QUE COM ESSA INICIATIVA VC ESTARÁ AJUDANDO OUTROS PROFISSIONAIS.

Anônimo disse...

sensacional professora, gostei muito do seu blog. muito bom. também montei um blog sobre educação física escolar, é claro que não é tão amplo como o seu mais tem o mesmo objetivo, que é o de registrar e divulgar os nossos trabalhos. parabéns e sucesso.
se quiser visitar o meu blog, aí vai o endereço: www.niltonzumba.blogspot.com

valeu e parabéns.
bjs!

Anônimo disse...

Trabalhos excelentes

Anônimo disse...

O blog da professora é realmente muito bom, tem uma proposta muito interessante...

Também estou iniciando um blog para contar a trajetória do ano nas minhas aulas de Educação Física, esse é meu primeiro ano como professor do Estado

http://ludocencia.blogspot.com

Acessem e comentem! Abraços a todos e boa sorte aos companheiros de diário virtual

Anônimo disse...

PARABENS...
Amei o seu BLOG e gostaria de aproveitar e convidá-la a visitar o meu, pois faço um registro de meu trabalho e como vc na intenção de colaborar e enriquecer ainda mais as aulas de ED. Física.
Bjos e mais uma vez: PARABÉNS!

http://jane.araujo.zip.net

http://picasaweb.google.com.br/aurijane